Scroll Top

Como Funciona

Como Funciona o Enem para entrar na universidade e na faculdade

Muitas pessoas conhecem a prova do Enem, mas não sabem exatamente para que serve, porque devem fazer e o que isso influencia para entrar numa faculdade. Nesse artigo responderemos essas perguntas de forma clara.

O que é o Enem e como funciona?

Enem

Enem

Para entendermos como funciona o Enem temos de voltar atrás e ver quando ele foi criado, e o porquê.  O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) existe desde 1998, e seu objetivo principal era avaliar o conhecimento dos alunos que terminavam o ensino médio.

Apesar do ENEM ainda ser para avaliar, muitos o procuram porque muitas universidades passaram a utiliza-lo para preencher o quadro de vagas, isso veremos com mais detalhes ao longo do texto.

Outra coisa que mudou nessa prova é que até 2008 era realizada apenas um dia, com 63 questões objetivas de múltiplas escolhas e uma redação. Quer dizer, ainda não havia a divisão de áreas, as perguntas eram pequenas e consideráveis fáceis.

Na época era muito comum uma grande parte dos participantes acertarem acima de 90% da prova.

Mas de 2009 para cá tudo mudou e começou a ficar mais complexo. As 63 questões de múltipla escolha foram substituídas por 180 perguntas de quatros áreas: códigos e suas tecnologias, linguagem, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias.

Outra coisa que deixou a prova muito mais difícil e cansativa é que ela passou a ser dois dias, geralmente em um final de semana. Outra característica que mudou são as perguntas, nesse novo formato do Enem elas passaram a apresentar textos introdutórios e as questões ficaram mais difíceis.

Hoje em dia se um participante não tiver o habito de ler por horas ou não treinar essa qualidade, ele irá sofrer no Enem, visto que há muito textos a serem lidos num curto período de tempo, e lê-los é fundamental para responder as questões.

Essa mudança feita pelo MEC tem como objetivo incentivar os adolescentes a ler. Mas os estudantes não aprovaram essa mudança, e afirmam que o ENEM hoje é mais um teste de resistência que conhecimento.

Como funciona o Enem para entrar na universidade

Como podemos ver, desde sua criação o ENEM foi passando por modificações e se tornando cada vez mais serio, digamos assim. Essas mudanças serviram para aumentar a autoridade da prova perante as pessoas e até perante as universidades. E assim, muitas delas passaram a utilizar o ENEM para preencher seus quadros de alunos. Vou explicar melhor.

Dentro das universidades existem vários tipos de formas que elas utilizam o ENEM em seus vestibulares. As universidades Federais usam um programa do governo chamado SISU para classificar parte (geralmente 50%) dos seus alunos.

Por isso o ENEM é tão procurado pelos estudantes, porque é uma ótima estratégia para quem tem o sonho de estudar em uma universidade Federal, que são consideradas as melhores do país.

O SISU funciona assim, primeiro o candidato da universidade publica deve se inscrever nele usando o mesmo numero de inscrição da ultima edição do ENEM. O que significa que será sempre um ano anterior da inscrição, que geralmente fica no ar por 3 dias no mês de Janeiro.

O SISU vai recuperar automaticamente as notas que o candidato obteve no Enem e começar a selecionar as melhores notas para preencher as vagas individualmente, curso por curso.

Os candidatos com maios pontuação no final dos 3 dias de inscrição serão selecionados. Por isso quanto maior sua nota do Enem mais chances ter de entrar numa faculdade publica.

O SISU também ter classificação de cotas, se você se enquadra no perfil irá concorrer com outros candidatos que concorrer ás mesmas vagas.

Como funciona o Enem para entrar na faculdade

Agora, se você não tem o desejo de entrar numa universidade publica que exige muitas vezes que você se mude de sua cidade e se aventure em outra, há uma opção. Você também pode entrar em uma faculdade ai na sua cidade ou região utilizando o ENEM.

O governo tem um programa chamado PROUNI. Esse programa disponibiliza um numero “x” de bolsas para determinados cursos, bolsas essas que são 100% ou 50% do valor, isso significa que você pode entrar numa faculdade privada e ter a dispensa da mensalidade paga pelo governo.

Devida à crise financeira que o país enfrenta o numero de bolsas do PROUNI vem diminuindo, por isso a importância de tirar uma nota maior no ENEM aumenta.

O PROUNI funciona basicamente como o SISU. Ele também utilizará exclusivamente a nota do ENEM. Durante um período de 5 dias que geralmente é no mês de dezembro, abrem-se as inscrições do PROUNI.

Nesse breve período o candidato poderá entrar no site do PROUNI e escolher seus cursos. Poderá escolhas uma primeira, segunda e terceira opção.

Sendo assim, caso não seja classificado pelo primeiro curso escolhido porque a nota foi inferior, será chamado para cursar a segunda opção caso tenha chegado à nota que precisava, assim sucessivamente para a terceira opção.

O PROUNI também analisa as vagas individualmente, por conta disso você irá concorrer apenas com as pessoas que escolheram o mesmo curso, na mesma faculdade que você e no mesmo período.

Vale ressaltar que os únicos que podem participar desse programa é quem tem uma faixa de renda baixa ou relativamente baixa de até 1 salario mínimo e meio por pessoa da família.

Quando for fazer a inscrição deverá preencher um questionário sobre sua renda é muito importante que fale a verdade, porque caso você seja selecionado deverá apresentar todos os documentos que provem o que foi dito, e caso não prove será desclassificado.

Outra informação relevante é que bolsistas de PROUNI não podem reprovam em mais de 1 matéria por semestre, e os custos adicionais ficam a encargos do próprio aluno.

Resumindo, a bolsa cobre apenas as mensalidades, matérias, uniforme, transporte, prova de recuperações e demais despesas da faculdade ficam a encargo do aluno.

ENEM para Entrar em Universidades Estaduais

Como vimos nesse artigo, ao longo do tempo o Enem vem ganhando mais relevância dentro do ambiente nacional. Isso fez com que as faculdades e universidades públicas passassem a olhar de uma forma diferente para ele, e isso consequentemente fez com que algumas delas passassem a usar o ENEM como uma das formas para preencher seu quadro de alunos, detalhe, elas não são obrigadas a fazer isso.

No caso do SISU, por exemplo, é obrigatória para Universidades federais terem 50% de suas vagas vindas do programa do SISU. No caso do PROUNI, as faculdades privadas se enquadrando no perfil que o PROUNI exige podem solicitar as bolsas.

Mas no caso das Estaduais não há nenhuma lei que obrigue elas utilizarem a nota do Enem, mas muitas delas fazem, mas de forma diferente.

Tem algumas que aplicam vestibulares e fazer uma media junto com a nota do Enem. Tem outras que separam 3 á 5 vagas das disponíveis (geralmente 40 a 45 vagas) para participantes do Enem. Ainda tem outras que deixam ao critério do candidato escolher se querem ou não querem utilizar a nota do Enem no vestibular.

Enfim, há muitas opções. Caso você esteja pensando prestar para uma faculdade ou Universidade Estadual aconselho que pesquise qual perfil ela se enquadra, para entender melhor se ela utiliza o Enem, e se ela utilizar como que ela faz isso.

Lembrando que a casos de Faculdade que aplicam apenas seus vestibulares próprios para preencher seu numero de vaga. Por isso a melhor escolhe é pesquisar sobre a faculdade que irá prestar.

Para que serve o enem e como funciona

Conclusão e Conselhos

Como podemos ver, hoje o ENEM é a prova mais importante do país em questão de passar numa faculdade, isso porque ela abrange milhares de faculdade ao mesmo tempo, isso significa que apenas se fizer essa prova será possível concorrer a centenas de universidades e faculdades por todo o Brasil, graças ao programa SISU e PROUNI.

Além disso, muitas vezes a prova pode ser utilizada pela faculdade que você irá prestar, e se você for bem no ENEM pode ser o diferencial para passar no curso que você tanto deseja.

E por ultimo, lembre-se que o ENEM dos últimos anos pra cá é quase como uma maratona. Seus textos são longos, cansativos, e há pouco tempo para lê-los e entende-los. Por isso se você quer ir bem no ENEM meu maior conselho é que passe a ler muito, varias horas consecutivas. Isso acostumará seu celebro a ficar varias horas seguidas concentrado lendo.

Isso pode fazer muita diferença na hora da prova, visto que as chances de errar por falta de atenção irá diminuir, e poucas questões certas faz toda diferença numa prova dessa magnitude.

Além disso, faça simulado com ENEM(s) passado com o mesmo tempo de duração, com o mesmo fim, treinar o seu celebro para o dia real do ENEM. Faça isso que suas chances de ir bem no ENEM aumentará drasticamente.

Como Funciona o Enem para entrar na universidade e na faculdade
5 (100%) 2 votes

Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.